sábado, 13 de setembro de 2008

Modelando

Com as eleições para prefeito cada vez mais próximas, e sem intenções declaradas de fazer propaganda, mostro aqui o passo-a-passo da produção de um personagem de resina baseado num dos nossos candidatos: o boa-praça-bicho-grilo Gabeira. Fiz esse trabalho num dos módulos da pós, na PUC, com o Eduardo Andrade. Ele é designer, ex-Irmãos Brothers, encarna o "palhaço Dudu" e batalha pelo uso de garrafas PET, entre outros materiais reciclados, na produção de bonecos e fantoches para fins educacionais. Pessoa fantástica.


A coisa começou com desenhos de observação baseados em várias fotografias do sujeito, que originaram o chamado desenho técnico: de frente e perfil, com atenção às proporções do dito cujo, para ter uma idéia mais clara de como seria o modelo em 3D. Nesse ponto, dá para perceber a diferença enorme entre fazer uma caricatura, simplesmente, e planejar um trabalho que será concreto, em 3 dimensões. Na hora de modelar, então, mais ainda.

Com o desenho pronto, parti para a modelagem em barro, começando pelo nariz peculiar do nosso candidato. Opção que, no final, acabou fazendo com que o modelo tomasse "vida própria" e se distanciasse um bocado do desenho no papel.

Orelhinhas, óculos, cachinhos, e meu "filhote" já ia se mostrando. Essa foi a parte mais gostosa. Enquanto modelava, era importante tapar todos os buraquinhos que poderiam dar problema na hora de fazer o molde de gesso, pois ele poderia entrar nesses buracos e dificultar ou até impossibilitar que o molde de gesso saísse inteiro.

Modelo alisado, coloquei o gesso, deixei secar e fui para a aula, tensa, para o professor retirá-lo de lá.


E ele nasceu perfeito! :))) Fora uns buraquinhos, resultado de bolhas de ar que ficaram no gesso, mas elas foram devidamente tapadas com massinha e o molde de gesso está pronto para parir, agora sim, um Gabeira de resina, que será depois pintado. Cada aluno da turma produziu um candidato. Eles não terão propriamente nenhuma aplicação prática, mas poderiam ser usados numa dinâmica de discussão sobre os candidatos, ou até numa propaganda deles, que tal?


Como ainda falta fazer essa parte da resina, fico devendo as fotos. Quando ele nascer de vez, publico aqui. :)

Inté!

3 comentários:

Anônimo disse...

O Rio de Gabeira, Gabeira, Gabeira... Ficou lindo o molde!

Taís Vilela disse...

hahaha Amei!!!! Seu Gabeira está lindo!!! Isso é que é talento amiga!
Vai em frente!
bjs

Maria disse...

Oi Cynthia, muito lindos os seus trabalhos. Adorei o Gabeira!!!