domingo, 18 de maio de 2008

A primeira laranja do pé

Estou começando um projeto de ilustração do livro "Meu pé de laranja lima", de José Mauro de Vasconcelos, que muitos já lemos quando crianças.

Sou declaradamente apaixonada pelo livro, que conta a história de um menininho num subúrbio do Rio e seus quatro irmãos, pai, mãe, o Tio Edmundo, entre outros personagens. O texto mostra a vida de Zezé, o protagonista, de uma forma muito poética e emocionante. Enquanto ele se divide entre a vontade de ser bom e as tentações de fazer traquinagens, o passarinho que ele tem no peito às vezes canta e outras vezes lhe dá conselhos. Zezé fica amigo de um pé de laranja lima, que também serve de conselheiro e companheiro.

Vou ficar devendo uma interpretação mais aprofundada da história, pois estou relendo o livro depois de ficar com ele na estante por muitos e muitos anos, e ainda não terminei. Por isso, as imagens estão vindo mais de lembranças e imagens da infância que ficaram na minha memória.

As ilustrações estão sendo produzidas na aula de Linguagem da Ilustração do Amador Perez, na PUC. A técnica dessas primeiras ilustrações é a frotagem (do francês "frottage", de "frotter", esfregar), usada pela primeira vez (ao que parece) por Max Ernst. Ela consiste em ter uma superfície ou objeto com certa textura e colocar o papel em cima, passando giz de cera e revelando a textura pela deposição do pigmento no papel.

No caso, estamos trabalhando com stencil como base para a frotagem, e usando papel manteiga para obter as ilustrações. Esse tipo de papel é ótimo, pois é mais macio, surgem umas coisas lindas. Então, desenvolvemos nossas imagens, stencilizamos, e agora é só diversão. No caso, a forma do menino, do passarinho, da árvore e suas folhinhas estão no meu stencil original. O resto é inventado, experimentado na hora. :)

Aqui tem mais idéias interessantes de como usar a frotagem.

Até logo!

Nenhum comentário: